Para refletir ...

Caros leitores e leitoras

Patris Corde

(Com coração de pai)

Com essas palavras o Santo Padre, o Papa Francisco, inicia sua Carta Apostólica em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja no mundo inteiro, promulgando o Ano de São José, procurando lançar luz sobre a paternidade deste grande santo. É interessante notar que o Papa caracteriza São José como alguém com coração de pai, e lembra que Jesus nos quatros evangelhos é chamado “filho de José”. Contudo, sabemos que Jesus foi concebido no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, ou seja, sem auxílio de homem algum, assim, São José assume livremente a função de pai de Jesus sem tê-lo gerado.

O papa afirma que a paternidade de São José é uma verdadeira doação ao Filho de Deus feito carne, e descreve as características dessa paternidade tão fecunda que colaborou com os planos de Deus na história da Salvação: Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra.

No mês de março na qual celebramos a Solenidade de São José (dia 19 de março) somos convidados pelas palavras inspiradoras do Papa Francisco em sua Carta Apostólica Patris Corde,  a contemplar com amor e refletir sobre a vida de São José, invocando sua poderosa intercessão afim de que tenhamos um coração de ...., ou seja, os pais coração de pai, os padres coração sacerdotal, todos nós cristãos católicos coração de discípulos de Jesus.

Lembro-me de uma propaganda televisiva que dizia Não basta ser pai, tem que participar, podemos dizer que São José ultrapassou essa máxima televisiva, pois sem mesmo ser pai, ou seja, não sendo pai biológico, tornou-se pai por seu coração de pai.

Com esta Quaresma tenhamos um coração novo (convertido) condizente com o estado de vida de cada um, para que com nossa vida colaboremos com o mistério salvífico de Deus.

Que São José interceda por todos nós.

pároco